Bibliografia e Filmografia
Textos básicos (pasta na pasta 96 no xerox da Fac. de Letras, bloco B no Gragoatá)
– BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008.
– DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
– FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: a Lei 13.006 – reflexões, perspectivas e propostas. Universo Produção, 2015.
– LARROSA, Jorge (org). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
– MIGLIORIN, Cezar. Política. In: Inevitavelmente Cinema – educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Azougue, 2015. p. 33-73
– MIGLIORIN, Cezar [et all] Cadernos do Inventar: cinema, educação e diretos humanos. Niterói: EDG, 2016.
– ZAVALA, Lauro (coord.) Cine Y Educación: de la teoria a la prática. México: Tipos Gráficos, 2014.
Artigos relacionados
– NOVA, João Luiz Leocadio da A Licenciatura em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Revista Movimento. Niterói: PPPGEUF, ano II, n. 2, 2015. Entrevista concedida a Edith Frigotto e Ronaldo Rosas
– NOVA, João Luiz Leocadio da & GUERREIRO, Alexandre Silva. Curadoria educativa de mostras cinematográficas em escolas públicas. XVIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine – Anais de Textos Completos – Fortaleza, 2014 – p. 547-553
– MACHADO, Eliany Salvatierra; NOVA, João Luiz Leocadio da; BRAGANÇA, Maurício de (orgs). 10 Anos da Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF. 1. ed. Niterói: PPGCine, 2023. v. 1. 282p .
– NOVA, João Luiz Leocadio da; MACHADO, Eliany Salvatierra. O campo do cinema e do audiovisual em diálogo com o campo da educação: reflexões sobre as leis para a educação básica a partir da Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF. In: Adriana Fresquet, Clarisse Alvarenga. (Org.). Cinema e Educação Digital: A Lei 14.533/23. 1ed. Belo Horizonte: Universo Produção, 2023, v. 1, p. 106-117.
Bibliografia completa
– ALMEIDA, Omar Nogueira de. Mito e Estereótipo: O Professor no Imaginário de Hollywood. Estudo de Ao Mestre Com Carinho, Mr. Holland: Adorável Professor e Escritores da Liberdade. Rio de Janeiro: Nutes/Ufrj, 2012 (Monografia da Especialização Mídias na Educação) [pdf]
– AUMONT, Jacques. As funções da imagem. In: A Imagem. Campinas: Papirus, 2002 p. 79-81
– BERGALA, Alain. A Hipótese-Cinema. Rio de Janeiro: Booklink e CINEAD/UFRJ, 2008.
– BLANCO, Márcio. O encontro entre a Educação e Cinema Novo na produção de O Parque. XXIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine – Anais de Textos Completos – Porto Alegre, 2019. p. 804-809
– BRUZZO, Cristina. O Documentário em sala de aula. In. Ciência e Ensino, 1998. p. 23-25 [pdf]
– DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2002
– FRANCO, Marília. A natureza pedagógica das linguagens audiovisuais. Coletânea Lições com Cinema. São Paulo: FDE, 1993 p. 15-33
– FRANCO, Marília. Você sabe o que foi o INCE? In: SETTON, Maria da Graça Jacinto. (org.) A cultura da mídia na escola – ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2004
– FREIRE, Paulo. Diálogo com universitários uruguaios: a importância da psicologia na prática educativa. In: FREIRE, Ana Maria Araújo (org.) Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP/Paz e Terra, 2002
– FRESQUET, Adriana. O Minuto Lumière. In: Cinema e educação. Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013
– GILMOUR, David. O Clube do Filme. Tradução de Trigo Luciano. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009. p. 9-41
– GRUZMAN, Eduardo & LEANDRO, Anita. Pedagogia de Humberto Mauro: a natureza em Azulão e O João de Barro. São Paulo: Comunicação e Educação, v. X, n. 3, 2005 p. 269-277
– LARROSA, Jorge (org). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017
– LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, v.21, p.29-36, São Paulo: ECA/USP, 2001.
– MIGLIORIN, Cezar [et all] Cadernos do Inventar: cinema, educação e diretos humanos. Niterói: EDG, 2016.
– MIGLIORIN, Cezar. Política. In: Inevitavelmente Cinema – educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Azougue, 2015. p. 33-73
– MOLFETTA, Andrea. Os diferentes tipos de documentários e suas técnicas. In: Debate: Cinema Documentário e Educação. Boletim Salto Para o Futuro. Brasília: SED/MEC, 2008. p. 19-23 [pdf]
– MORAES, Alice Ferry de. Humberto Mauro – Cineasta da Saúde. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v5, n.1, p.125-130, Mar., 2011 Disponível em DOI:10.3395/reciis.v5i1.451pt ou https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/17334/2/12.pdf
– MORETTIN, Eduardo. As exposições universais e o cinema: história e cultura. Rev. Bras. Hist. [online]. 2011, vol.31, n.61, pp.231-249. ISSN 1806-9347.
– MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, Cinema, História. São Paulo: Alameda, 2013
– NORTON, Maíra. Cinema Oficina – técnica e criatividade no ensino do audiovisual. Niterói: Eduff, 2013
– ROSA, Cristina Souza da. Cinema Educativo do Facismo e do Estado Novo em Comparação. In: Dossiê História e Cinema. Revista Esboços, v. 19, n.27, São Carlos: UFSC, 2012.
– ROSA, Cristina Souza da. Para além das fronteiras nacionais: um estudo comparado entre os institutos de cinema educativo do estado novo e do fascismo (1925-1945). Niterói, 2008.
– SCHVARZMAN, Scheila. Humberto Mauro e as imagens do Brasil. São Paulo: Unesp, 2004.
– SETTON, M. G. J. (org.) A cultura da mídia na escola – ensaios sobre cinema e educação. São Paulo: Annablume, 2005.
– TEIXEIRA, Castro; ASSUNÇÃO, Inês; LOPES, Miguel & SOUZA, José (org.) A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica Ed. 2003.
– ZAVALA, Lauro (coord.) Cine Y Educación: de la teoria a la prática. México: Tipos Gráficos, 2014.
Filmografia
Azulão e Pinhal (Humberto Mauro, Brasil, 1948, 7 min, p&b, DOC) Acesso In: Brasilianas, Canções Populares II (1945-1964) (7m 20s – 8m 53s)
A Gangue (Plemya, Myroslav Slaboshpytskyi, Ucrânia, 2014, 126 min)
A Língua das Mariposas (Lengua de las Mariposas, José Luis Cuerda, Espanha, 1999, 96 min)
Do Luto a Luta (Evaldo Mocarzel, Brasil, 2004, 76 min DOC)
Estamira (Marcos Prado, Brasil, 2004, 121 min, DOC)
Nenhum a menos (Yi ge dou bu neng shao, Zhang Yimou, China, 1999, 166 min)
O corredor (Davendeh, Amir Naderi, Irã, 1984, 94 min)
O filme antes do filme (Was geschah wirklich zwischen den Bildern?, Werner Nekes, Alemanha, 1986, 81 min, DOC)
Ônibus 174 (José Padilha & Felipe Lacerda, Brasil, 2002, 122 min, DOC)
O Jarro (Khomreh, Ebrahim Foruzesh, Irã, 1992, 83 min)
O João de Barro (Humberto Mauro, 1956, 22 min, 35mm)
O Parque (1963, Brasil, 15 min) – Filmado no Colégio Estadual Brigadeiro Schortcht
O Quadro Negro (Takhté Siah, Samira Makhmalbaf, Irã, 2000, 88 min.)
Os Incompreendidos (Les quatre cents coups, François Truffaut, França, 1959, 99 min.)
Pro dia nascer feliz (João Jardim, Brasil, 2006, 88 min)
Ser e Ter (Être et avoir, Nicholas Philibert, França, 2002, 104 min DOC)
Teoria da escola (Maximiliano Valerio López, Brasil, 2016, 33 min, DOC)
Um Truque de Luz (Die Gebrüder Skladanowsky, Wim Wenders, Alemanha, 1995, 79 min.)
Verônica (Maurício Farias, Brasil, 2008)
Zero em comportamento (Zero de conduite, Jean Vigo, 1933, 41 min.)
*******************************************************************************
Normas da ABNT – Citações e referências bibliográficas
Apresentação de Trabalhos Monográficos de Conclusão de Curso UFF